quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Real Estate Investiments X romantismo

No mesmo dia em que a imprensa divulgou o lançamento de mais uma bandeira da marca hoteleira Atlantica, a InnStyle, em parceria com o empresário Carlos Gerdau Johannpeter, divulgou também a possibilidade do leilão judicial do prédio do hotel Maksoud Plaza. Nada mais emblemático na grande mudança de paradigma nos investimentos em hotelaria no Brasil.
Construído nos anos 1970 pelo empresário Henry Maksoud, o Maksoud Plaza foi um marco na moderna hotelaria do país. Dono da construtora Hidroservice, Maksoud fez um hotel com alta tecnologia para a época, dotado de padrões construtivos que, por exemplo, vedavam muito bem os ruídos do exterior, e que permitiam privacidade e sossego para os hóspedes numa pirâmide de corredores com vista para um grande atrium. Foi um sucesso de comentários entre os hoteleiros o fato de Henry equipar seu hotel com o aparelho telefônico que tinha alarme de luz vermelha para indicar ao hóspede que havia recado para ele. Nenhum hotel tinha esse equipamento no Brasil.
Para além dos equipamentos, a gestão do hotel foi muito ativa e com grande presença na mídia. Roberto Maksoud, o filho, fez funcionar um cine clube que, na realidade, antecipava lançamentos dos EUA nas telas brasileiras e em algumas ocasiões trouxe grandes astros de Hollywood para falar com os privilegiados daquele clube privé. Mais privé ainda foi show de Frank Sinatra em agosto de 1981, com direito a orquestra regida por Don Costa e lagosta no cardápio. Foi um show especial, fechado, para uma elite da época que incluiu Roberto Carlos e sua então esposa, Myriam Rios.
Pelo espírito empreendedor e sua coragem para investir, Henry Maksoud não merecia sofrer o desprazer de ver sua torre leiloada para pagar dívidas trabalhistas. Mas esse fato é emblemático para cerrar o ciclo dos grandes empreendimentos de uma hotelaria familiar.
À época do Maksoud, a Avenida Paulista era o centro financeiro de São Paulo. No ano 2011, a exploração imobiliária levou esse centro para a região da Avenida Berrini e os hotéis têm outra configuração no Real Estate Investiments brasileiro. Nesse cenário está a Atlantica Hotels que já tem hoje 78 hotéis no país, majoritariamente formados por pequenos investidores que acreditam na marca e são condôminos em diferentes bandeiras.
A Atlantica pretende lançar quatro hotéis dessa sua nova bandeira InnStyle até 2013. Trata-se, de acordo com matéria do Valor Econômico, de investimento voltado para o público jovem e com processos construtivos modernos de baixo custo e curto tempo de construção que resultarão num padrão entre três e quatro estrelas.
O Brasil ainda tem hotéis de família que operam bem e com sucesso. Mas, contam-se nos dedos e são empreendedores que sempre tiveram os pés no chão e a cabeça na atmosfera. Esses ainda tratam seus empreendimentos com algum romantismo e muito zelo pelo seu patrimônio. Esse tipo de hoteleiro não desaparecerá jamais. Mas será cada vez mais raro.

Um comentário:

  1. JRuy,
    Belo artigo e me despertou grande interesse a periodizaçao.
    abs
    Paulo Cesar Xavier Pereira - sociólogo

    ResponderExcluir