Este Blog trata de temas relacionados ao Marketing, à Indústria da Hospitalidade e à atividade econômica do Turismo.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Aviação decolando
Como aquele bichinho dos primórdios do vídeo game a WebJet, Azul e Oceanair foram comendo as fatias de mercado da TAM e da Gol entre 2008 e 2009, de acordo com dados da Anac. Essas três empresas acumularam, entre janeiro e novembro, 10,61 de participação no share das aéreas nacionais o que representa o dobro de seu mercado em 2008. Já a TAM caiu de 50,53% para 45,9% e a Gol de 42,3% para 42,31% no mesmo período. Isso representa um aumento de 38, 3,% na demanda por vôos domésticos em comparação com 2008. E isso não aconteceu por acaso. O que ocorreu foi a boa e velha concorrência alicerçada na descoberta de novos nichos que incluem segmentos de público e rotas alternativas. A Azul mantém ônibus para pegar passageiros em São Paulo e na região administrativa de Campinas com seus vôos de baixo preço saindo de Viracopos. Já a WebJet concorre mais de perto com a TAM, operando em Cumbica com baixas tarifas parceladas a longo prazo. A Oceanair atende destinos que por demanda menor foram ignorados pela TAM e Gol e que a companhia viabiliza através de escalas e tarifas em longo prazo. Para quem viu o atraso (e o prejuízo) que a Varig causou ao turismo nacional durante o tempo em que dominou sozinha e nababescamente o mercado da aviação civil brasileira essas notícias representam um avanço abissal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário